O IPCA de julho de 2025 registrou 0,26%, com o acumulado dos últimos 12 meses chegando a 5,22%. O índice serve como um termômetro para avaliar a perda do poder aquisitivo da moeda brasileira com o passar do tempo.
O Governo Federal utiliza o IPCA como índice oficial para medir a inflação, além de servir também como referência para alterações nas taxas de juros. O IBGE faz um levantamento mensal sobre os hábitos de consumo de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos.
A pesquisa abrange 13 áreas urbanas do país e considera aproximadamente 430 mil preços em 30 mil locais. O resultado do levantamento é comparado ao mês anterior e reflete a variação geral de preços ao consumidor no período.
O IPCA engloba as famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, enquanto o INPC considera apenas as famílias que ganham de 1 a 5 salários mínimos. A Selic é utilizada pelo BC para controlar a inflação e remunerar os investimentos.
Os investidores buscam rentabilidades que sejam iguais ou acima do IPCA, como títulos públicos, fundos de renda fixa e CDBs IPCA+, que são exemplos de investimentos atrelados ao índice.